Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assessoria Parlamentar
Início do conteúdo da página

Assessoria Parlamentar e Institucional

Acessos: 1480

Generalidades

No Brasil, vários órgãos do Poder Executivo, empresas estatais e diversas entidades privadas possuem assessorias parlamentares, comprovando a importância deste moderno instrumento de assessoramento.
Na medida em que ocorre o aperfeiçoamento do processo democrático brasileiro, reforça-se a importância do trabalho dessas assessorias como forma de contribuir na formação de leis adequadas aos interesses dos órgãos ou instituições aos quais elas estão subordinadas.
Nestas condições, o Comando do Exército mantém no Congresso Nacional e na maioria das Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores das capitais uma assessoria parlamentar encarregada de acompanhar as proposições e assuntos de interesse da Força Terrestre.

Histórico da Assessoria Parlamentar

A Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército (APEx) foi criada em 1962 como Secretaria de Ligação com o Poder Legislativo. Surgiu da necessidade de o Gabinete, do então Ministério do Exército, estabelecer ligação com os órgãos do Poder Legislativo, de modo a possibilitar o acompanhamento das proposições e interesse da Força em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Consciente da importância do seu relacionamento com o Legislativo Nacional, o Exército, através da Portaria Nº 597, de 6 de novembro de 2000, do Comandante do Exército, implantou as assessorias parlamentares nos diversos Comandos Militares de Área.
Em cumprimento a essa Diretriz, a Assessoria Parlamentar do 28º Batalhão de Caçadores foi implantada em 1º de novembro de 2014, a fim de constituir instrumento eficaz para assessorar o Comando e para acompanhar as demandas legislativas de interesse da Força.
A atuação e a definição das atribuições das Assessorias Parlamentares estão reguladas pelas Instruções Gerais sobre o Sistema de Assessoramento Parlamentar no Âmbito do Exército, aprovada pela Portaria nº 996, de 15 de agosto de 2016, do Comandante do Exército.
O 1º Assessor Parlamentar do 28º Batalhão de Caçadores é o Cel R/1 ROBERVAL CORRÊA LEÃO que desempenha a função desde 30 de outubro de 2014, auxiliado pelo Cap R/1 JORGE LUIZ DOS SANTOS

Conheça a Missão da Assessoria Parlamentar e Institucional clicando Aqui.

 

Cel R1 CORRÊA LEÃO

 

Cap R1 SANTOS

Últimas Noticias  

- 28º Batalhão de Caçadores – Homenagem a Integrante do Batalhão

-Visita Institucional (Dep Fed Fábio Reis)

 

 

Contatos Assessoria Parlamentar

- Assessor Parlamentar: Coronel R/1 ROBERVAL CORRÊA LEÃO

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Telefones: (79) 4009-1216      (79) 9 9972-6566

 

 

- Adjunto: Capitão R/1 JORGE LUIZ DOS SANTOS

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (79) 4009-1216       (79) 9 9162-5240

 
 

 

Links Relacionados

 

Senado Federal: http://www12.senado.leg.br/hpsenado

Câmara dos Deputados: http://www2.camara.leg.br/

Diário Oficial da União: www.in.gov.br

Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe: https://www.al.se.gov.br/

Câmara Municipal de Aracaju: http://www.cmaju.se.gov.br/

Portal da Transparência: http://www.portaldatransparencia.gov.br/

Políticos do Brasil (UOL): http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Excelências – Transparência Brasil: http://www.excelencias.org.br/@estados.php?cs=1&est=6&part=0

 As Claras – Transparência Brasil: http://www.asclaras.org.br/@index.php

 Lei Orçamentária Anual (LOA): http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa/loa2013/ciclos/ob_loa_consulta_emendas

 

Parlamentares Federais

 

Senado Federal

 

Deputados Federais

 Deputados Federais de Sergipe

http://www.camara.leg.br/internet/deputado/Dep_Lista_foto.asp?Legislatura=55&Partido=QQ&SX=QQ&Todos=None&UF=SE&condic=T&forma=lista&nome=&ordem=nome&origem=None

 

Parlamentares Estaduais

 Deputados Estaduais de Sergipe

https://www.al.se.gov.br/deputados/

 

Parlamentares Municipais de Aracaju

 Vereadores de Aracaju

http://www.cmaju.se.gov.br/2016-04-11-19-51-41/2016-04-11-19-53-28

 

 

Fim do conteúdo da página