Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 17h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 11h18

CORONEL DE INFANTARIA
JOSÉ FERNANDES CARNEIRO DOS SANTOS FILHO

             AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE DO VIGÉSIMO OITAVO BATALHÃO DE CAÇADORES, O CORONEL DE INFANTARIA JOSÉ FERNANDES CARNEIRO DOS SANTOS FILHO ESTAVA SERVINDO NA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, SEDIADA NO RIO DE JANEIRO.

             FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 30 DE ABRIL DE 2019.

  NASCIDO EM 27 DE ABRIL DE 1975, NA CIDADE SALVADOR-BA, É FILHO DE JOSÉ FERNANDES CARNEIRO DOS SANTOS E MARIA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO DOS SANTOS.

          INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 18 DE FEVEREIRO DE 1991, NA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO, SEDIADA EM CAMPINAS – SÃO PAULO.

            FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL DA ARMA DE INFANTARIA EM 2 DE DEZEMBRO DE 1995, SENDO CLASSIFICADO NO DÉCIMO NONO BATALHÃO DE CAÇADORES, SEDIADO EM SALVADOR-BA, ONDE DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE PELOTÃO E DE SUBUNIDADE DE OPERAÇÕES ESPECIAIS.

        TRANSFERIDO PARA O QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA, SEDIADO EM ALTAMIRA-PA, FICOU DESTACADO DURANTE DOIS ANOS, COMANDANDO A COMPANHIA DE FUZILEIROS DE SELVA EM TUCURUÍ - PA,

            CURSOU A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS EM 2003, SENDO AO TÉRMINO DO CURSO, CLASSIFICADO NO 2º BATALHÃO DE FRONTEIRA EM CÁCERES – MT, ONDE CHEFIOU A SEÇÃO DE INTELIGÊNCIA E A SEÇÃO DE LOGÍSTICA.

        EM SEGUIDA, ENTRE 2006 E 2009, DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DO CURSO DE INFANTARIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS, NO RIO DE JANEIRO.

            NA SEQUÊNCIA, FOI NOMEADO PARA O COMANDO DA COMPANHIA DE COMANDO DA 9ª REGIÃO MILITAR, EM CAMPO GRANDE-MS NO BIÊNIO 2009/2010.

            CURSOU A ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO EM 2011 e 2012, SENDO, AO TÉRMINO DO CURSO, CLASSIFICADO NA 1º BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA EM BOA VISTA – RR, ONDE CHEFIOU A SEÇÃO DE OPERAÇÕES E A SEÇÃO DE PESSOAL.

            CURSOU EM 2014 O CURSO DE LÍNGUA COREANA NA ESCOLA DE LÍNGUAS DO MINISTÉRIO DA DEFESA SUL-COREANO, NA CIDADE DE ICHEON E, EM 2015, O CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO NA UNIVERSIDADE MILITAR DAS FORÇAS CONJUNTAS, NA CIDADE DE DaEJON, AMBOS OS CURSOS REALIZADOS NA COREIA DO SUL.

            DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO NO BIÊNIO 2016/2017.

           POSSUI O CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA, REALIZADO EM 2001, NO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA, EM MANAUS-AM, O ESTÁGIO DE ESCALADOR MILITAR, REALIZADO EM 1993, NO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE MONTANHA, EM SÃO JOÃO DEL REY-MG, E O ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO E OPERAÇÕES NA CAATINGA, REALIZADO EM 1997, NO 72º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, EM PETROLINA-PE.

            FOI CONDECORADO COM A MEDALHA MILITAR DE PRATA, A MEDALHA CORPO DE TROPA, A MEDALHA DO MÉRITO AMAZÔNICO E A MEDALHA DO PACIFICADOR. RECEBEU TAMBÉM A COMENDA DE MÉRITO AO ESFORÇO E A MEDALHA DE MÉRITO INTELECTUAL DA REPÚBLICA DA COREIA.

            É CASADO COM A SRª HERICA BRAGA CARNEIRO DOS SANTOS E POSSUI UM FILHO: FERNANDO.

 

Fim do conteúdo da página