Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > N P O R
Início do conteúdo da página

N P O R

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 18h04 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 17h20

 

       Idealizado pelo Capitão Correia Lima foi criado, em 1926, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Mais tarde alguns dos vários Centros de Preparação de Oficiais da Reserva foram desmembrados, criando-se os Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

          O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva tem por missão a formação moral, física, técnica e profissional do Oficial Subalterno da Reserva do Exército Brasileiro, para o desempenho de funções elementares de tropa, na paz ou na guerra.

        O critério de seleção dos alunos, dentre os jovens que se alistam anualmente, segue normas estabelecidas pela instituição devendo o candidato, obrigatoriamente, estar matriculado em um curso superior. O mérito intelectual e físico são também fatores condicionantes para o ingresso desses jovens no Exército Brasileiro.

      O curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva compreende dois períodos de instrução: Período Básico e o Período de Formação e Aplicação. O Período de Formação e Aplicação é complementado por um Estágio de Instrução preparatório para Oficiais Temporários (EIPOT), de duração de oito meses, realizado apenas pelos Aspirantes-a-oficial convocados para o serviço ativo do Exército.

       Concluído o Estágio de Instrução Preparatório para Oficiais Temporários o Aspirante-a-oficial estará em condições de ser promovido a 2º Tenente e ingressar no Estágio de Instrução Complementar (EIC), com duração de três anos, quando estará apto à promoção a 1º Tenente. O período máximo de permanência na Força Terrestre é de sete anos, incluindo o período de formação.

        O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 28º Batalhão de Caçadores foi criado pela Portaria Ministerial de 23 de agosto de 1976, e funcionou pela primeira vez como subunidade escolar, a partir de 1º de janeiro de 1978.

Fim do conteúdo da página