Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Operação Carro-Pipa
Início do conteúdo da página

Operação Carro-Pipa

 

LOTES DISPONÍVEIS:

BAHIA
MONTE SANTO-BA
SERGIPE

 

EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2020

 

 

  O Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro foi implementado pelo Governo Federal há mais de 20 (vinte) anos. Seu objetivo é realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

    As atividades da Operação Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem com prioridade para os municípios que encontram-se em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

  O 28º Batalhão de Caçadores é responsável pela Operação no estado de Sergipe, compreendendo 75 (setenta e cinco) municípios e ainda, por uma área do nordeste do estado da Bahia, composta por 35 (trinta e cinco) municípios.

   Atualmente o 28º Batalhão de Caçadores executa as ações em 28 (vinte e oito) municípios, sendo 13 (treze) no estado de Sergipe e 15 (quinze) no estado da Bahia.

  Mensalmente, o 28º Batalhão de Caçadores envia para os municípios que estão com a Operação Pipa “em execução” cerca de 70 (setenta) militares para realizarem as atividades de fiscalização, as quais compreendem: a fiscalização da documentação dos motoristas (pipeiros) e seus respectivos caminhões, as condições higiênicas e estruturais das cisternas, a quantidade de água distribuída por povoado e ainda, a conferência dos trabalhos realizados pelos pipeiros.

  O 28º Batalhão de Caçadores realiza, atualmente, a entrega de água potável em 5158 (cinco mil cento e cinqüenta e oito) pontos de abastecimento, atendendo a uma população de 166.505 (cento e sessenta e seis mil e quinhentos e cinco) habitantes. Para cumprir esta demanda contrata 314 (trezentos o quatorze) pipeiros que transportam mais de 108 mil m3 de água por mês.

 

Fotos das atividades da Operação Carro-pipa / 28º BC


 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página